Definição – O que significa Scanner de linha de comando?
Um verificador de linha de comando é um verificador antivírus ou antimalware que usa a linha de comando em vez de uma interface gráfica do usuário. Um antivírus de linha de comando de código aberto bem conhecido é o ClamAV. Outros desenvolvedores de anti-malware, incluindo Kaspersky e Avira, têm versões baseadas em linha de comando disponíveis ou podem chamar o programa a partir da linha de comando.
Definirtec explica o scanner de linha de comando
Um verificador de linha de comando é um programa anti-malware invocado a partir da linha de comando. Esses tipos de programas antivírus são normalmente associados a sistemas Unix / Linux, mas também estão disponíveis para Windows e MacOS. Um desses programas é o ClamAV.
A vantagem de um scanner de linha de comando é sua baixa sobrecarga. Como um programa de linha de comando não possui uma interface gráfica de usuário, ele pode ser executado mais rápido do que um programa gráfico. Como a varredura antivírus é uma operação intensiva, ela pode gerar um benefício de desempenho tangível. A outra vantagem é que esse programa pode ser executado em um servidor “headless” sem display. Um servidor de e-mail pode incorporar varredura antivírus nas operações de envio e recebimento.