Definição – O que significa Rights Expression Language (REL)?
Rights Expression Language (REL) é uma linguagem legível por máquina usada no gerenciamento de direitos digitais (DRM). O REL oferece suporte à consistência e confiabilidade entre diferentes sistemas e serviços e garante interoperabilidade de ponta a ponta, que permite que diferentes sistemas trabalhem juntos.
A principal função do REL é definir licenças, ou seja, definir permissões e restrições com relação ao uso do conteúdo do documento.
Definirtec explica Rights Expression Language (REL)
O REL oferece flexibilidade para suportar vários modelos de negócios, riqueza e extensibilidade para DRM. Facilita a identificação e associação de direitos digitais a conteúdo digital. A maioria dos RELs é expressa em XML, mas qualquer formato pode ser usado, incluindo texto simples.
RELs são geralmente incorporados como metadados (dados, como data de criação, linguagem usada e ferramentas usadas para criar mídia) em documentos como áudio MP3, vídeo baixado ou e-books.
Exemplos de RELs notáveis incluem Open Digital Rights Language (ODRL), Creative Commons REL (CC REL) e Moving Picture Experts Group (MPEG-21). Um REL online comum é a General Free Documentation License (GDFL), que dá aos usuários permissão gratuita para copiar e distribuir um trabalho que geralmente está sujeito a copyleft – o oposto do copyright.