Definição – O que significa Crystal Oscillator?
Um oscilador de cristal é um oscilador eletrônico que faz uso do cristal como um elemento seletivo de frequência para obter um efeito piezoelétrico inverso. Faz uso da ressonância mecânica do cristal vibrante, que possui propriedades piezoelétricas, para obter um sinal elétrico com frequência de alta precisão. Os osciladores de cristal são considerados superiores aos ressonadores de cerâmica por apresentarem maior estabilidade, maior qualidade, menor custo e menor tamanho.
Definirtec explica o oscilador de cristal
Os osciladores de cristal são um excelente exemplo de osciladores de frequência fixa, onde precisão e estabilidade são as considerações mais importantes. Eles geralmente usam os mesmos circuitos de outros tipos de osciladores, com a diferença de que o cristal substitui o circuito sintonizado. Em osciladores de cristal, o cristal vibra como um ressonador e a frequência resultante determina a frequência de oscilação. Em outras palavras, o cristal atua como um circuito que possui um indutor, resistor e capacitor com frequência ressonante precisa. Em alguns casos, para ter melhor estabilidade térmica para o oscilador de cristal, a compensação de temperatura é aplicada.
Existem muitos benefícios no uso de osciladores de cristal em aplicações digitais. Os cristais podem ser fabricados para ter uma ampla faixa de frequências específicas. Comparados aos circuitos sintonizados, os cristais têm um alto fator Q, melhor estabilidade de temperatura e muito melhor estabilidade de frequência do que os osciladores RC ou LC. Os cristais usados em osciladores de cristal exibem apenas ruído de fase muito baixo.
Os osciladores de cristal são usados principalmente em circuitos integrados digitais para fornecer um sinal de clock estável e em aplicações específicas que requerem referência de alta frequência.