Chipset

Definição – o que significa Chipset?

Um chipset é um grupo de chips de placa-mãe interdependentes ou circuitos integrados que controlam o fluxo de dados e instruções entre a unidade de processamento central (CPU) ou microprocessador e dispositivos externos. Um chipset controla barramentos externos, cache de memória e alguns periféricos. Uma CPU é incapaz de funcionar sem um sincronismo de chipset impecável.

Um chipset inclui o layout / funcionalidade da placa de circuito e mecanismos de circuito. As variedades incluem microprocessadores e chipsets de placa de modem. Além disso, uma CPU possui vários chipsets diferentes que variam de acordo com a arquitetura.

Definirtec explica o Chipset

Um chipset é projetado especificamente para uma placa-mãe. O chipset e a placa-mãe devem ser compatíveis com a CPU para evitar failover do sistema. A maioria dos drivers do chipset são atualizados e instalados manualmente.

Um chipset tem duas seções – southbridge e northbridge – com conjuntos específicos de funções que se comunicam entre a CPU e dispositivos externos.

A ponte sul, que não está diretamente conectada à CPU, também é conhecida como hub controlador de entrada / saída. Southbridge lida com conexões mais lentas da placa-mãe, incluindo dispositivos de entrada / saída (E / S) e periféricos de computador como slots de expansão e unidades de disco rígido.

A ponte norte conecta a ponte sul à CPU e é comumente conhecida como hub controlador de memória. O northbridge lida com os requisitos de interação mais rápida do computador e controla a comunicação entre a CPU, RAM, ROM, o sistema básico de entrada / saída (BIOS), a porta gráfica acelerada (AGP) e o chip southbridge. A ponte norte conecta os sinais de E / S diretamente à CPU. A CPU usa a frequência da ponte norte como linha de base para determinar sua frequência operacional.

Um chipset e drivers de dispositivo são compatíveis quando um sistema operacional é instalado pela primeira vez. No entanto, os drivers de dispositivo eventualmente ficam desatualizados devido às instalações subsequentes de hardware e software. Drivers de dispositivo desatualizados ou incompatíveis criam problemas de compatibilidade, falta de recursos e desempenho inferior do dispositivo.