Definição – O que significa Echo State Network (ESN)?
Uma rede de estado de eco (ESN) é um tipo específico de rede neural recorrente projetada para ajudar os engenheiros a obter os benefícios desse tipo de rede, sem alguns dos desafios no treinamento de outros tipos tradicionais de redes neurais recorrentes. Ele está conectado à ideia de computação de reservatório e à filosofia geral de desenvolvimento de resultados de aprendizagem a partir de neurônios aleatórios fixos.
Definirtec explica Echo State Network (ESN)
Em geral, a rede de estado de eco lida com uma grande rede neural recorrente fixa, aleatória, onde cada neurônio obtém um sinal de resposta não linear e a conectividade e os pesos dos neurônios são fixos e atribuídos aleatoriamente. Ao lidar com pesos de entrada dessa maneira, a rede de estado de eco atinge um tipo de aprendizado flexível.
Um modelo de rede básica de estado de eco envolve três componentes: um sinal de entrada, um reservatório dinâmico e um sinal de saída ou “professor”. Os especialistas descrevem o trabalho deste modelo como “extraindo estados do reservatório” e calculando os pesos de saída para formar a análise de aprendizado de máquina.
Essencialmente, diferentes estados aleatórios no reservatório “ecoam” ao longo do tempo, e a rede obtém essas entradas interessantes e trabalha sobre elas para gerar uma certa “trajetória de ativação”, então a força da rede é sua capacidade de generalizar a partir dessas entradas com uma entrada sinal que conduz o modelo de reservatório.
Resumindo, a rede de estados de eco recebe pesos atribuídos aleatoriamente, por isso é fácil de treinar. A funcionalidade está na forma como a rede usa suas entradas para gerar resultados de aprendizagem.