Definição – o que significa variável volátil?
Uma variável volátil é uma variável marcada ou convertida com a palavra-chave “volátil” para que seja estabelecido que a variável pode ser alterada por algum fator externo, como o sistema operacional ou outro software. Uma variável volátil é útil em aplicativos multithread ou em outras situações em que os programadores devem antecipar alterações na variável além daquelas comuns no módulo de código.
Definirtec explica a variável volátil
A variável volátil é útil em diferentes linguagens de programação, incluindo partes do “conjunto C” (C ++, C e C #) e em Java, uma linguagem de programação comum para a web. O uso exato de uma palavra-chave volátil ou variável muda em relação à sintaxe de uma linguagem de programação específica, mas geralmente, as variáveis podem ser criadas como voláteis ou declaradas condicionalmente como voláteis dentro do código.
Um uso popular da palavra-chave volatile para uma variável é escrever código para encerrar um loop ou encerrar um thread. Um programador pode escrever uma função simples que obterá o valor da variável volátil e encerrará o loop com base em um determinado valor. A palavra-chave volatile garante que o programa obtenha um valor atual para um booleano ou outra variável, em vez de um obsoleto.