Definição – O que significa Concurrent Versions System (CVS)?
O sistema de versões simultâneas (CVS) é um utilitário de gerenciamento de configuração de software de código aberto projetado para gerenciar diferentes versões do mesmo projeto de software em um repositório especializado.
Cada módulo de software independente é desenvolvido e constantemente atualizado para desempenho conforme os desenvolvedores descobrem meios novos e eficazes para melhorar a eficiência do módulo de software. O CVS gerencia diferentes versões do módulo para que, se uma versão futura encontrar alguns defeitos, uma versão anterior possa ser referenciada e usada.
Definirtec explica o Concurrent Versions System (CVS)
Os desenvolvedores de software precisam manter muitos documentos associados a um projeto de software. O processo de gerenciamento eficiente de tantos recursos é uma tarefa complicada. Freqüentemente, um módulo pode ser substituído por uma versão melhorada, que pode ter um algoritmo mais eficaz ou menos dependência de outros módulos. Se o módulo avançado não for bem-sucedido, o desenvolvedor precisará voltar para o módulo antigo. Portanto, o gerenciamento paralelo de ambos os módulos é essencial. Esse recurso pode ser realizado por um repositório ou um tipo especial de banco de dados que pode armazenar dados relacionados ao software. No entanto, ele deve rastrear as alterações feitas por cada desenvolvedor e resolver conflitos quando vários desenvolvedores estão trabalhando no mesmo projeto.
O CVS gerencia a consistência entre os diferentes arquivos usando três conceitos. O bloqueio de arquivo é usado para garantir que o arquivo seja modificado por uma pessoa por vez. O mesmo arquivo modificado por pessoas diferentes pode ser monitorado usando o comando watch. O CVS garante políticas adequadas para combater conflitos entre arquivos modificados pelo mesmo desenvolvedor. Ele suporta uma opção de incluir as versões modificadas no mesmo arquivo usando delimitadores apropriados. O CVS oferece segurança usando autenticação de senha ou Kerberos com protocolo de interface de programa de aplicativo de serviços de segurança genérico. Finalmente, todas as alterações feitas com sucesso podem ser salvas usando o comando commit da interface da linha de comandos.