Definição – O que significa DVD-5?
Um DVD-5 é um disco DVD de face única e camada única. Um DVD-5 contém 4.7 GB de dados. Os discos DVD-5 podem ser discos produzidos comercialmente contendo filmes ou software ou podem ser discos graváveis, como DVD-R, DVD + R e DVD-RW. O nome vem do fato de que um DVD-5 contém quase 5 gigabytes de dados. Um disco de camada dupla é conhecido como DVD-9.
Definirtec explica DVD-5
Um DVD-5 é um disco DVD padrão. Superficialmente, representa um CD. Como um CD, a parte inferior do disco é composta de buracos e saliências que representam 0s e 1s binários lidos por um laser. Com um DVD, os pontos e saliências ficam mais próximos, o que permite que um DVD armazene mais dados do que um CD. O DVD é feito de plástico policarbonato com uma camada reflexiva de alumínio. Uma etiqueta é serigrafada na parte superior do disco.
Os DVDs comerciais são marcados com buracos e saliências, mas os discos graváveis usam um corante para armazenar informações. Com discos graváveis, o laser da unidade de DVD muda a cor da tinta para armazenar as informações. Acredita-se que DVDs gravados ou “queimados” tenham uma vida útil de aproximadamente 30 anos. Os discos graváveis incluem DVD-R, DVD + R e DVD-RW.
Um DVD-5 contém cerca de 4.7 gigabytes de dados. Os DVD-5s são uma forma comum de distribuir filmes em vídeo doméstico e também em software, mesmo com o aumento de downloads e streaming.