Definição – O que significa a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro Saúde (HIPAA)?
A Lei de Responsabilidade e Portabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA) é uma lei dos Estados Unidos composta de normas destinadas a proteger as informações de saúde do paciente, ou informações de saúde protegidas (PHI), que se referem a informações, registros e dados de saúde do paciente. A lei fornece aos pacientes acesso e controle das PHI e rege como as empresas e outras partes controlam as PHI para impedir o acesso não autorizado e acomodar a privacidade do paciente.
HIPAA entrou em vigor em abril de 2003.
Definirtec explica a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro Saúde (HIPAA)
A HIPAA se aplica à tecnologia médica que mantém ou usa informações de saúde do paciente ou versões digitais desses dados. Os sistemas de registros médicos digitais, assim como os softwares de laboratório ou consultório médico, devem ser compatíveis com HIPAA, assim como qualquer outro tipo de software que contenha informações e dados de saúde do paciente.
Além de sua aplicação a software e outras tecnologias, a HIPAA também se aplica a instalações que mantêm dados de saúde do paciente. Os consultórios médicos e outras instalações com informações confidenciais devem praticar estratégias de manuseio de dados compatíveis com a HIPAA, desde a proteção de registros digitais ou impressos até a prevenção de escuta não autorizada. Essas e outras questões semelhantes tornam a HIPAA uma preocupação primordial para o pessoal da área médica, bem como para certas áreas de TI.