Definição – O que significa o Vetor de distância sob demanda ad hoc (AODV)?
Um vetor de distância sob demanda Ad Hoc (AODV) é um protocolo de roteamento projetado para redes ad hoc móveis e sem fio. Este protocolo estabelece rotas para destinos sob demanda e suporta roteamento unicast e multicast. O protocolo AODV foi desenvolvido em conjunto pelo Nokia Research Center, a University of California, Santa Barbara e a University of Cincinnati em 1991.
Definirtec explica Ad Hoc On-Demand Distance Vector (AODV)
O protocolo AODV cria rotas entre os nós apenas se forem solicitadas pelos nós de origem. AODV é, portanto, considerado um algoritmo sob demanda e não cria nenhum tráfego extra para comunicação ao longo de links. As rotas são mantidas enquanto forem exigidas pelas fontes. Eles também formam árvores para conectar membros do grupo multicast. O AODV usa números de sequência para garantir a atualização da rota. Eles são autoiniciais e sem loop, além de serem dimensionados para vários nós móveis.
No AODV, as redes são silenciosas até que as conexões sejam estabelecidas. Os nós de rede que precisam de conexões transmitem uma solicitação de conexão. Os nós AODV restantes encaminham a mensagem e registram o nó que solicitou uma conexão. Assim, eles criam uma série de rotas temporárias de volta ao nó solicitante.
Um nó que recebe essas mensagens e mantém uma rota para um nó desejado envia uma mensagem para trás por meio de rotas temporárias para o nó solicitante. O nó que iniciou a solicitação usa a rota que contém o menor número de saltos por meio de outros nós. As entradas que não são usadas nas tabelas de roteamento são recicladas após algum tempo. Se um link falhar, o erro de roteamento é passado de volta ao nó transmissor e o processo é repetido.