Definição – O que significa Sistema de Informação (SI)?
Sistema de informação (SI) refere-se a um conjunto de vários equipamentos envolvidos na coleta, processamento, armazenamento e disseminação de informações.
Hardware, software, conexões e informações do sistema de computador, usuários do sistema de informação e a caixa do sistema fazem parte de um SI. Computadores pessoais, smartphones, bancos de dados e redes são apenas alguns exemplos de sistemas de informação.
As empresas e corporações usam sistemas de informação para interagir com seus fornecedores e clientes, realizar suas operações, gerenciar sua organização e realizar suas campanhas de marketing.
Eles podem ser usados para uma ampla variedade de finalidades, desde o gerenciamento de cadeias de suprimentos até a interação com os mercados digitais. Os indivíduos também contam com os SIs para interagir com colegas e amigos por meio das redes sociais, realizando atividades cotidianas como banco e compras, ou simplesmente em busca de conhecimento e informações.
Definirtec explica Sistema de Informação (SI)
Existem vários tipos de sistemas de informação, incluindo os seguintes tipos comuns:
- Sistemas de suporte de operações, incluindo sistemas de processamento de transações.
- Sistemas de Gerenciamento de Informação.
- Sistemas de Suporte à Decisão.
- Sistemas de informação executiva.
Um sistema de informação comumente se refere a um sistema de computador básico, mas também pode descrever uma comutação telefônica ou sistema de controle ambiental.
O SI envolve recursos para informações compartilhadas ou processadas, bem como as pessoas que gerenciam o sistema. As pessoas são consideradas parte do sistema porque sem elas, os sistemas não funcionariam corretamente. Profissionais de TI, programadores, analistas de sistema, gerentes de alto nível e funcionários de help-desk fazem parte de um SI.
Um “triângulo de sistemas de informação” é freqüentemente usado para explicar como um SI consiste em componentes de hardware (como computadores), pessoas e processos nos três vértices.
Existem muitos tipos de sistemas de informação, dependendo da necessidade a que se destinam. Um sistema de suporte de operações, como um sistema de processamento de transações, converte dados de negócios (transações financeiras) em informações valiosas. Da mesma forma, um sistema de informações de gerenciamento usa informações de banco de dados para gerar relatórios, ajudando usuários e empresas a tomar decisões com base nos dados extraídos.
Em um sistema de suporte à decisão, os dados são extraídos de várias fontes e depois revisados por gerentes, que fazem determinações com base nos dados compilados. Um sistema de informações executivas é útil para examinar tendências de negócios, permitindo que os usuários acessem rapidamente informações estratégicas personalizadas em forma de resumo, que podem ser revisadas com mais detalhes.
Exemplos de IS
Alguns programas de TV populares podem ser considerados um exemplo incrível e inesperado de SI. Em programas de talento, o público da TV deve dar seu voto para determinar quais candidatos avançarão para a próxima fase do programa.
O sistema que captura os votos e os registra é o computador de hardware, as etapas pelas quais esses votos são emitidos (telefonema, texto ou enquete online) e as regras que determinam quem é eliminado são o processo, e os eleitores são as pessoas envolvidos com o sistema.
O tabulador do censo inventado por Herman Hollerith em 1890 para automatizar o trabalho de tabulação do censo dos Estados Unidos é considerado o primeiro sistema de informação mecânica em grande escala.