Definição – O que significa Biochip?
Um biochip é um laboratório miniaturizado capaz de realizar milhares de reações bioquímicas simultâneas. É uma coleção de locais de microteste ou microarranjos dispostos na superfície de um substrato sólido e destina-se a realizar vários testes ao mesmo tempo para obter maior velocidade e rendimento.
Definirtec explica Biochip
Um biochip é muito parecido com um chip de computador, mas em vez de realizar uma infinidade de operações matemáticas por segundo, ele realiza reações biológicas, como decodificar genes e encontrar contaminações em poucos segundos.
O coração do biochip são seus sensores, que podem variar dependendo do tipo de biochip que ele é. Existem biochips para detecção de pH, detecção de oxigênio, decodificadores genéticos e muito mais. O microarray, que é uma grade bidimensional de biossensores, é o componente mais importante de um biochip.
Esses sensores são depositados em um substrato plano que pode ser passivo, ou seja, não faz nada, ou ativo, ou seja, auxilia o sensor na transdução do sinal na forma de dispositivos eletrônicos ou eletromecânicos.
Microarrays e biochips são usados principalmente para análises de DNA. Mas também existem biochips que são feitos para proteínas, anticorpos e compostos químicos que normalmente são usados em conjunto para analisar simultaneamente um painel de testes usando uma única amostra para produzir um perfil de paciente.