Definição – o que significa o protocolo de transferência de arquivos passivos (PASV FTP)?
O protocolo de transferência de arquivos passivo (PASV FTP) é o processo de transferência de dados em modo passivo, onde o fluxo de dados é iniciado pelo cliente FTP, em vez do servidor FTP. É denominado PASV FTP porque usa um comando PASV. O modo passivo tem sido amplamente usado por clientes porque funciona atrás de firewalls. Navegadores da Web como o Internet Explorer também oferecem suporte à opção PASV FTP. O modo passivo torna o FTP mais amigável ao firewall.
Definirtec explica o protocolo passivo de transferência de arquivos (PASV FTP)
No PASV FTP, o cliente inicia a conexão de dados no cliente e no site remoto. O cliente inicia uma sessão usando FTP normal ou PASV enviando uma solicitação de comunicação pela porta 21 do TCP. Essa conexão é conhecida como comunicação do canal de controle. Em uma operação normal de FTP, a porta de dados (porta 20) e uma porta de comando ou controle (geralmente a porta 21) são abertas entre dois servidores, permitindo a troca de arquivos entre as unidades por meio de um firewall. O modo passivo de FTP auxilia no início do fluxo de dados de dentro da rede, ao invés de fora.
O servidor FTP inicia a troca de dados de sua porta nativa (porta 20) para a porta designada pelo cliente (porta 21). A primeira porta contata o servidor na porta 21 e o cliente emite um comando PASV em vez de um comando PORT. O comando PASV então pede ao servidor para designar uma porta que deseja usar como a conexão do canal de dados. O servidor responde ao comando no canal de controle especificando o número da porta. O cliente usa esse número de porta para iniciar a troca no canal de dados.
Como o cliente inicia ambas as conexões com o servidor, o problema de o firewall ter que filtrar a conexão da porta de dados de entrada para o cliente do servidor foi resolvido.
Muitos servidores FTP optam por rejeitar as conexões do modo PASV devido aos riscos de segurança que o PASV carrega.