Definição – O que significa Compute Unified Device Architecture (CUDA)?
A Compute Unified Device Architecture é uma arquitetura de computação paralela útil para o suporte de aplicativos que requerem uma quantidade significativa de processamento paralelo. Muitas vezes é atribuído à empresa Nvidia e abreviado como CUDA.
Definirtec explica Compute Unified Device Architecture (CUDA)
Em um modelo Compute Unified Device Architecture, a execução de kernels de computação depende do processamento paralelo e de um conjunto de instruções virtuais fornecido por um processador multi-core, geralmente uma GPU.
A ideia é que algumas tarefas denominadas “extremamente paralelas”, como renderizar gráficos 3D sofisticados, exigem uma abordagem de múltiplos núcleos. Primeiro, as empresas de chips começaram a criar modelos quad-core e outros modelos que introduziram processamento paralelo simples.
Mas, especificamente no desenvolvimento de GPUs, os engenheiros criaram designs que possuem um processamento multi-core muito poderoso, devido ao número de pequenos núcleos integrados em um chip. Isso levou ao CUDA e arquiteturas semelhantes que ajudam a realmente suportar um processamento paralelo robusto e vibrante. Alguns deles usam bibliotecas de baixo nível e conjuntos de instruções limitados para tornar o design multi-core eficiente.