Definição – O que significa Modulação por Amplitude de Pulso (PAM)?
A modulação de amplitude de pulso (PAM) é uma das várias formas de modulação simples em que os dados são transmitidos através da variação da amplitude dos pulsos em seqüência regular de pulsos elétricos ou eletromagnéticos. No caso de sinais de modulação de amplitude de pulso analógicos, o número de amplitudes de pulso pode ser infinito. A modulação por amplitude de pulso é usada principalmente na transmissão de dados digitais com aplicativos sem banda de base.
A modulação por amplitude de pulso é usada no popular padrão de comunicação Ethernet.
Definirtec explica modulação de amplitude de pulso (PAM)
Na modulação de amplitude de pulso, um sinal é amostrado em intervalos regulares e é feito proporcional à magnitude do sinal. Alguns sistemas de modulação de amplitude de pulso têm a amplitude diretamente proporcional ao sinal instantâneo de modulação. Para alguns sistemas, a amplitude é inversamente proporcional ao sinal instantâneo de modulação. Os pulsos amostrados são então enviados diretamente para a extremidade receptora pelo canal ou são modulados usando uma onda portadora antes da transmissão.
Existem dois tipos principais de modulação de amplitude de pulso:
- Polaridade Única: Um nível fixo de corrente contínua é adicionado ao sinal para garantir que os pulsos sejam todos positivos em todos os momentos.
- Polaridade Dupla: Este tipo de modulação de amplitude de pulso tem pulsos negativos e positivos ao mesmo tempo.