Transcodificação

Definição – o que significa transcodificação?

A transcodificação é o processo de conversão de um arquivo de um formato de codificação para outro. Isso permite a conversão de dados incompatíveis em uma forma de dados mais moderna e com melhor suporte. A transcodificação geralmente é realizada se o dispositivo de destino não suportar o formato ou tiver apenas capacidade de armazenamento limitada.

A transcodificação é amplamente utilizada na adaptação de conteúdo de telefones celulares, bem como no serviço de mensagens multimídia. A tecnologia de transcodificação também é implementada no software de home theater para PC, permitindo a redução do espaço em disco.

Definirtec explica transcodificação

A transcodificação é freqüentemente usada para ocultar formatos de vídeo. Ele permite que arquivos gráficos e HTML sejam usados ​​em dispositivos móveis e outros produtos habilitados para Web com telas pequenas, largura de banda menor e comparativamente menos memória. A transcodificação é implementada por meio de um servidor proxy, que recebe um arquivo e usa qualquer formato específico para alterá-lo de acordo com o cliente.

O processo de transcodificação altera o formato do fluxo de bits de um arquivo para outro sem qualquer outro processo de codificação e decodificação. Geralmente, isso é eficaz apenas se os formatos de origem e destino forem semelhantes. O arquivo de dados é decodificado em um formato não compactado e posteriormente codificado em um formato de destino.

Existem três tipos de transcodificação:

  1. Com perdas para perdas
  2. Lossless to Lossless
  3. Sem perdas para perdas

A transcodificação com um codificador com perdas diminui a qualidade. A desvantagem desse processo é que a qualidade resultante nunca é recuperada. No entanto, esse método ainda é usado para diminuir a taxa de bits em reprodutores portáteis, onde o ouvinte está menos preocupado com a qualidade do som do que com a economia de espaço de armazenamento.

A transcodificação sem perdas para sem perdas é recomendada para evitar a interrupção da qualidade. A transcodificação de uma fonte sem perdas para um destino com perdas requer a manutenção dos arquivos de origem sem perdas. Isso permite a recodificação se o resultado com perdas não for adequado.