Definição – O que significa Reutilização de Design?
Reutilização de design é o processo de construção de novos aplicativos e ferramentas de software por meio da reutilização de designs desenvolvidos anteriormente. Novos recursos e funcionalidades podem ser adicionados incorporando pequenas alterações.
A reutilização de design envolve o uso de módulos projetados, como lógica e dados, para construir um produto novo e aprimorado. Os componentes reutilizáveis, incluindo segmentos de código, estruturas, planos e relatórios, minimizam o tempo de implementação e são mais baratos. Isso evita reinventar o software existente usando técnicas já desenvolvidas e para criar e testar o software.
A reutilização de projetos é usada em uma variedade de campos, de software e hardware a manufatura e aeronáutica.
Definirtec explica a reutilização de design
A reutilização de design envolve muitas atividades que utilizam tecnologias existentes para atender às novas necessidades de design. O objetivo final da reutilização de design é ajudar os desenvolvedores a criar produtos melhores, maximizando seu valor com o mínimo de recursos, custo e esforço.
Hoje, é quase impossível desenvolver um produto inteiro do zero. A reutilização do design torna-se necessária para manter a continuidade e a conectividade. No campo do software, o reaproveitamento dos módulos e dos dados ajuda a economizar tempo de implementação e aumenta a possibilidade de eliminação de erros por teste e uso prévio.
A reutilização de design requer que um conjunto de produtos projetados já exista e as informações de design pertencentes ao produto estejam acessíveis. Grandes empresas de software geralmente possuem uma variedade de produtos projetados. Conseqüentemente, a reutilização do design facilita a fabricação de novos e melhores produtos de software. Muitas empresas de software incorporaram a reutilização de design e obtiveram um sucesso considerável. A eficácia da reutilização do design é medida em termos de produção, tempo, custo e qualidade do produto. Esses fatores-chave determinam se uma empresa teve sucesso em tornar a reutilização de design uma solução para suas novas necessidades e demandas de software. Com o uso adequado de tecnologia e recursos existentes, uma empresa pode se beneficiar em termos de custo, tempo, desempenho e qualidade do produto.
Um processo adequado requer um modelo de processo de reutilização de design intensivo. Existem duas metodologias de processo inter-relacionadas envolvidas no modelo de processo de reutilização de projeto sistemático.
O processo de reutilização de dados é o seguinte:
- Coleta de informações: envolve a coleta de informações, processamento e modelagem para buscar dados relacionados.
- Reutilização da informação: envolve o uso eficaz dos dados.
O processo de reutilização de design tem quatro questões principais:
- Recuperar
- armadilha para peixes
- reparação
- Recuperar
Geralmente são chamados de quatro Rs. Apesar desses desafios, as empresas têm usado o conceito de reutilização de design como um conceito implementado com sucesso na área de software em diferentes níveis, variando da reutilização de código de baixo nível à reutilização de projeto de alto nível.