Definição – o que significa Prova de conceito de fonte única?
O estudo de prova de conceito de fonte única é um estudo publicado em 2007 e patrocinado pelo Clinical Data Standards Interchange Consortium (CDSIC) em uma iniciativa projetada para simplificar e melhorar o processo de captura de dados durante o teste de ponto de atendimento . O estudo demonstrou a reutilização de dados de pacientes para ensaios clínicos dentro de registros médicos eletrônicos em pesquisas clínicas.
É também conhecido como estudo de prova de conceito STARBRITE.
Definirtec explica a prova de conceito de fonte única
A prova de conceito de fonte única é um método de captura de dados que erradica a entrada de dados duplos, reduz a interrupção do fluxo de trabalho e aumenta a reutilização de dados eletrônicos do paciente em ensaios clínicos ativos. Os padrões de dados existentes foram usados do Clinical Data Interchange Standards Consortium e do HL7 para suplementação de banco de dados e troca de documentos clínicos. O desenvolvimento do sistema ocorreu após uma análise cuidadosa dos formulários de relato de caso, notas clínicas, fluxos de trabalho clínicos e padrões e procedimentos de negócios.
Os dados utilizados neste estudo foram registrados em tempo real durante as visitas aos pacientes e também geraram prontuários eletrônicos das visitas clínicas. As análises de desenvolvimento de sistema forneceram informações pertinentes a respeito dos aspectos práticos da implementação de sistemas que rotineiramente extraem, armazenam e reutilizam dados de saúde. Essas práticas muito provavelmente serão aplicadas a muitos ensaios clínicos.
O trabalho de prova de conceito de fonte única dentro do estudo STARBRITE foi patrocinado pelo Duke Clinical Research Institute, pela Microsoft Corp. e pelo CDISC. Novartis, Merck & Co. Inc., Digital Infuzion e Topsail Technologies Inc. também foram patrocinadores.