Definição – o que significa gerenciamento de relacionamento com o paciente?
O gerenciamento de relacionamento com o paciente, no contexto da TI, refere-se a tecnologias que ajudam os provedores de serviços médicos a se relacionar com seus pacientes da mesma forma que outros tipos de negócios se relacionam com seus clientes. Os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o paciente podem ajudar os escritórios dos provedores a trabalhar de maneira mais eficiente, melhorar a qualidade do atendimento e do serviço ao paciente e até mesmo complementar os diferentes tipos de tecnologias de registros médicos digitais que agora estão sendo incentivados pelo governo federal dos EUA sob a Lei HITECH.
Definirtec explica gerenciamento de relacionamento com o paciente
A ideia de gerenciamento de relacionamento com o paciente é ampla. Algumas das ferramentas usadas para gerenciar o relacionamento com o paciente lidam com agendamento, lembretes ou obtenção de informações para o paciente, enquanto outras podem lidar com o faturamento e os aspectos financeiros do atendimento ao paciente. Outras ferramentas giram em torno da experiência clínica.
Um aspecto do gerenciamento de relacionamento com o paciente pode envolver a digitalização de informações de saúde ou até mesmo localizar a posição dos pacientes dentro de um prédio do provedor, para tornar as informações mais acessíveis. Outro aspecto pode se concentrar na experiência do paciente e nas comunicações que os pacientes fazem no consultório. Isso pode incluir o uso de um software de acompanhamento que automaticamente faz perguntas aos pacientes, quando eles vão para casa, sobre como foram tratados, ou os mantém informados sobre suas condições de saúde e tratamento em andamento.
Os provedores de serviços médicos precisam pensar sobre alguns problemas críticos ao buscar e usar o gerenciamento de relacionamento com o paciente. Uma é a conformidade com os padrões da indústria, como o HIPAA, que regulamenta o uso das informações de saúde do paciente. Outras questões envolvem como a tecnologia funciona com as pessoas – por exemplo, se voluntários, equipe clínica ou funcionários de escritório estão fazendo a interface humana com os pacientes no escritório e como eles podem ser melhor assistidos por ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o paciente.
Tal como acontece com outros tipos de indústrias, o gerenciamento de relacionamento com o paciente e outras ferramentas de software estão revolucionando a maneira como médicos, enfermeiras e outros profissionais médicos são capazes de tratar e se comunicar com os pacientes. É parte de um processo geral de inovação no gerenciamento de registros e comunicações no setor de saúde que pressiona os prestadores de serviços, mas, em última instância, leva a uma experiência mais transparente e amigável para os pacientes.