Definição – o que significa mercado secundário de tecnologia?
O mercado secundário de tecnologia é um segmento de compradores e vendedores de equipamentos técnicos usados e recondicionados. Os custos de varejo são frequentemente uma fração do preço de varejo sugerido pelos fabricantes (MSRP). A maioria dos equipamentos é vendida por atacadistas que desmontam o equipamento inutilizável e restauram equipamentos viáveis, geralmente com peças recuperadas. O equipamento além da reutilização é reciclado para metais preciosos e outros materiais recuperáveis e reutilizáveis.
O mercado secundário de tecnologia também é conhecido como mercado de reposição de TI.
Definirtec explica o mercado secundário de tecnologia
Os vendedores do mercado secundário de tecnologia geralmente fornecem seu próprio serviço de garantia e suporte técnico 24 horas nos sete dias da semana. Nem todas as mercadorias técnicas secundárias são usadas ou recondicionadas. Alguns deles são, na verdade, equipamentos novos, nunca usados de uma variedade de fontes: estoque excedente do fabricante, projetos cancelados, falências de empresas e as necessidades em constante mudança dos negócios. Outras fontes incluem o equipamento ex-locado e o equipamento removido feito quando as atualizações são feitas.
O mercado secundário de tecnologia envolve transações significativas entre empresas (B2B). Por exemplo, uma empresa pode não ter exatamente a marca, o modelo ou as especificações necessárias para um cliente. O equipamento é adquirido de outra empresa a preço de atacado e revendido ao cliente.
O pessoal de suporte técnico do mercado secundário geralmente está mais familiarizado com uma ampla variedade de dispositivos do que os fabricantes.
Do lado negativo, os revendedores do mercado secundário de tecnologia têm pouca ou nenhuma relação com os fabricantes, que os vêem como concorrentes indesejados e preferem ver sua tecnologia usada reciclada para que possam vender mais produtos novos. Freqüentemente, as atualizações técnicas podem não estar disponíveis em qualquer lugar, pois os fabricantes deixam de oferecer suporte a produtos considerados obsoletos e o revendedor também pode não ter suporte.
Um problema insidioso no mercado secundário de tecnologia é o equipamento roubado ou falsificado. Os revendedores respeitáveis não medem esforços para garantir aos clientes a integridade deles, inspecionando o equipamento e garantindo que ele é genuíno. Freqüentemente, os revendedores garantirão a substituição de qualquer equipamento que seja roubado ou falsificado e cooperarão com as autoridades investigativas.
O tamanho do mercado secundário de tecnologia é difícil de estimar devido à diversidade de jogadores e receitas de vendas envolvidas. Uma estimativa do valor do equipamento de rede somente no mercado de usados era de uma indústria de US $ 2 bilhões em 2007.
Equipamentos que passaram sua utilidade do aspecto tecnológico em países desenvolvidos são enviados para países do terceiro mundo onde existe uma grande demanda por tecnologia barata.