Definição – O que significa Modelo de Custo Construtivo (COCOMO)?
O Modelo de Custo Construtivo (COCOMO) é um modelo de estimativa de custo procedimental para projetos de software que foi criado por Barry Boehm na década de 1970. Tem sido comumente usado para projetar custos para uma variedade de projetos e processos de negócios.
Definirtec explica o modelo de custo construtivo (COCOMO)
O modelo COCOMO é parcialmente baseado na avaliação de projetos por tamanho ou linhas de código. Além disso, existem vários outros atributos ou métricas que se aplicam às estimativas, incluindo atributos do produto, atributos de pessoal, atributos de hardware e atributos gerais do projeto. Em geral, os engenheiros podem observar fenômenos e fatores como dimensionamento, fazer ou comprar modelos ou planejamento detalhado para montar uma estimativa COCOMO.
Existem também diferentes “sabores” de COCOMO em uso para estimativas de negócios. Por exemplo, em um modelo conhecido como “COCOMO detalhado”, um processo passo a passo inclui atenção ao planejamento e requisitos, design do sistema, design detalhado, código do módulo e teste, integração e teste e estimativa. Em geral, o COCOMO fornece uma estrutura útil para tentar determinar o custo e o escopo de um projeto de software.