Definição – O que significa Armazenamento Definido por Software (SDS)?
Armazenamento definido por software (SDS) é o processo de usar técnicas baseadas em software para criar, implantar e gerenciar recursos de armazenamento e infraestrutura. Ele permite abstrair ou separar serviços de armazenamento de dispositivos de hardware usando software ou acesso programático para extrair e manipular recursos de armazenamento.
Definirtec explica o armazenamento definido por software (SDS)
O SDS ajuda principalmente a eliminar a necessidade de hardware na infraestrutura de armazenamento. Ele funciona como a virtualização de armazenamento, em que todos os recursos de armazenamento são provisionados e gerenciados por meio de um hipervisor específico de armazenamento. A abstração do armazenamento do hardware elimina a necessidade de depender das restrições de hardware na alocação de armazenamento para usuários finais e / ou sistemas.
Com o SDS, toda a infraestrutura de armazenamento é concebida como um pool de armazenamento composto que é gerenciado e acessado por meio de software. O SDS também ignora ou não exige o firmware de gerenciamento de armazenamento na infraestrutura de armazenamento e funciona como gerenciador de armazenamento em cima de todos os recursos de armazenamento. Além disso, em uma infraestrutura de armazenamento habilitada / ativada por SDS, o armazenamento é provisionado automaticamente por meio de políticas predefinidas.