Definição – O que significa Advanced Systems Format (ASF)?
O formato de sistemas avançados (ASF) é um formato universal desenvolvido pela Microsoft para armazenamento e streaming de mídia. ASF é um formato de contêiner de áudio / vídeo digital desenvolvido de 1995-1998.
O ASF pode atuar como um contêiner para muitos formatos de mídia; tipos populares incluem vídeo WMA, WMV e MPEG4.
O ASF oferece suporte à transferência de dados em uma ampla gama de redes e protocolos, ao mesmo tempo em que estende seu suporte para reprodução de áudio e vídeo de várias fontes, como reprodução local e distribuição pela Internet. O ASF permite que a reprodução seja iniciada mesmo se um arquivo completo não estiver disponível, o que o torna ideal para uso na Internet. O contêiner ASF é mais amplamente usado para codecs de áudio e vídeo do Windows Media, embora possa ser usado para armazenar uma variedade de outros codecs de áudio e vídeo.
O Advanced Systems Format era anteriormente conhecido como Advanced Streaming Format ou Active Streaming Format.
Definirtec explica Advanced Systems Format (ASF)
ASF é baseado em objetos serializados que nada mais são do que sequências de bytes definidas por um marcador identificador globalmente exclusivo. Embora o ASF não defina como o vídeo ou áudio deve ser codificado com o codec, ele define a estrutura do fluxo de vídeo / áudio. Isso é idêntico à função executada pelos formatos de contêiner QuickTime, AVI e Ogg.
Os arquivos ASF também podem conter objetos de metadados, que podem incluir artista, título, álbum e gênero de uma faixa de áudio. Como ASF é um formato projetado especialmente para streaming, ele oferece suporte a tipos de mídia escalonáveis e priorização de stream.
A especificação ASF pode ser baixada do site da Microsoft, mas não está disponível em uma licença de código aberto.