Definição – o que significa Ubicomp?
Ubicomp é uma abreviatura para o termo “computação ubíqua”. A computação ubíqua é uma ideia relacionada à expansão de uma interface para torná-la “difusa” em um determinado ambiente.
Ubicomp é também o nome de uma conferência anual sobre computação ubíqua.
Definirtec explica Ubicomp
Grande parte do progresso em torno da computação ubíqua envolve as novas maneiras pelas quais os desenvolvedores e engenheiros foram capazes de distribuir sistemas de computação por meio de tecnologias sem fio e conjuntos de peças de hardware que são conectadas sem fio umas às outras. Redes de sensores sem fio e tecnologia de radiofrequência possibilitaram o surgimento de “sistemas de rede de área corporal” que rastreiam o comportamento em movimento no corpo humano e outros tipos de interfaces abrangentes que fazem a computação parecer, em uma palavra, onipresente.
Uma maneira fácil de pensar sobre a computação ubíqua é contrastá-la com as tecnologias tradicionais. À medida que os sistemas de computação surgiam, eles sempre estavam ligados a interfaces muito específicas – a tela do computador e o hardware do computador. Havia uma tela que disseminava informações. Havia uma placa-mãe ou torre que calculava os processos. Vários periféricos facilitaram a resposta humana.
Por outro lado, a computação ubíqua envolve mover essa interface para uma variedade maior de pontos. Algumas pessoas pensam na computação ubíqua como a capacidade de usar diferentes dispositivos para acessar as mesmas informações, da mesma forma que as modernas operadoras de televisão a cabo oferecem a capacidade de assistir a programas ou filmes de qualquer TV de uma casa. Mas isso é apenas parte do enorme potencial dos sistemas de computação ubíquos para ampliar nossos horizontes quando se trata de como interagimos com os computadores.
A computação ubíqua foi associada a ideias como a “Internet das Coisas”, que postula uma grande variedade de peças de hardware conectadas a redes sem fio locais ou globais.