Definição – o que significa linha de base?
No gerenciamento de TI, uma linha de base são os valores ou condições esperados com os quais todos os desempenhos são comparados. Uma linha de base é um ponto de referência fixo. Do ponto de vista do gerenciamento de projetos, a criação de linhas de base é considerada o fim oficial do planejamento do projeto e o início da execução e controle do projeto. O controle das linhas de base é crucial para o gerenciamento de projetos e TI.
Definirtec explica a linha de base
Uma linha de base é a medida ou progresso visível e geralmente marca marcos. Em outras palavras, uma linha de base serve como uma entrada crucial para realizar a análise para avaliar o desempenho atual em relação aos níveis previstos para as tarefas específicas em uma fase de tempo estabelecida. Uma linha de base também ajuda a compreender uma visão histórica dos elementos do produto para projetos semelhantes. Os líderes de projeto podem avaliar o progresso relativo de partes específicas de um projeto e de um projeto como um todo com a ajuda dessas informações. Assim, auxilia na previsão do resultado do projeto.
No gerenciamento de TI, existem três tipos de linhas de base: linha de base de custos, linha de base de escopo e linha de base de cronograma. A combinação dessas três linhas de base é chamada de linha de base de medição de desempenho, que é usada para medições de valor de ganho. Sempre que mudanças no escopo de um projeto são realizadas, os cronogramas são ajustados e novas linhas de base revisadas são usadas. A maioria dos aplicativos de gerenciamento de projetos tem recursos para manter e rastrear linhas de base.
As linhas de base ajudam a medir e controlar as atividades relacionadas ao projeto. As linhas de base ajudam na avaliação do desempenho. Ele ajuda a melhorar a precisão relacionada à estimativa futura e também ajuda no cálculo do valor obtido.