Definição – O que significa intervalo de supressão vertical (VBI)?
O intervalo de apagamento vertical é um intervalo de tempo entre a última linha de um determinado quadro e o início do próximo quadro, durante o qual o fluxo de dados de entrada não é exibido em uma tela CRT (tubo de raios catódicos). É o intervalo de tempo permitido para que o feixe do canhão de elétrons de TV analógica se mova da parte inferior do quadro atual para o topo do próximo, enquanto faz a varredura das imagens. Isso requer as últimas 45 linhas de cada quadro de 525 linhas.
Este termo também é conhecido como intervalo vertical ou VBLANK.
Definirtec explica o intervalo de apagamento vertical (VBI)
O intervalo de apagamento vertical estava presente em TV analógica, VGA, DVI e outros sinais de transmissão. O equipamento digital moderno não requer VBI. No entanto, o novo equipamento deve ser projetado para ser compatível com os padrões de transmissão de equipamentos mais antigos.
Ao usar TV analógica, o VBI pode ser usado para enviar dados digitais, chamado de datacasting. Os tipos de dados enviados incluem vários sinais de teste, legendas ocultas, teletexto, códigos de tempo e outros dados digitais.
Os antigos gráficos de videogame de 16 bits usavam VBI. No entanto, ele teve que processar toda a programação gráfica muito rapidamente para caber nesse curto intervalo de tempo. A sincronização do código do jogo tornou-se problemática para os primeiros videogames, como o Atari 2600. Linhas de varredura em branco apareceram na parte superior e inferior da tela enquanto os fabricantes de videogame tentavam estender o intervalo de tempo.
Hoje, o uso de buffer duplo tornou essas técnicas obsoletas. Com o uso de um buffer traseiro, para armazenar os resultados de todas as operações de desenho na RAM, os gráficos são impedidos de piscar, pois as imagens são rapidamente usadas na RAM. Essas imagens não parecem rasgar, pois as imagens são constantemente redesenhadas por monitores de computador.