Definição – o que significa software de aplicativo?
Uma das primeiras coisas a entender sobre o termo “software aplicativo” é que ele é excessivamente amplo.
O software aplicativo é comumente definido como qualquer programa ou número de programas projetados para usuários finais. É isso, em poucas palavras.
Nesse sentido, qualquer programa de usuário final pode ser chamado de “aplicativo”. Daí o velho ditado: “há um aplicativo para isso.”
As pessoas costumam usar o termo “software de aplicativo” para falar sobre pacotes ou grupos de aplicativos de software individuais, usando um termo diferente, “programa de aplicativo”, para se referir a aplicativos individuais.
Isso ocorre porque a palavra “programa” está correlacionada a uma única unidade discreta e contável, enquanto a palavra “software” costuma ser usada para se referir a mais de um programa individual.
Definirtec explica software de aplicativo
Exemplos de software de aplicativo incluem itens como Microsoft Word, Microsoft Excel ou qualquer um dos navegadores da web usados para navegar na Internet … ou os próprios pacotes de software, se forem destinados aos usuários finais.
Outra maneira de entender o software aplicativo é compará-lo com outro software. Basicamente, todo programa que você usa no computador é um software de aplicativo.
O sistema operacional, por outro lado, é o software do sistema. Historicamente, o aplicativo geralmente nasceu à medida que os computadores evoluíram para sistemas nos quais era possível executar uma base de código específica em um determinado sistema operacional.
Tipos fundamentais de software de aplicativo e como eles diferem
Uma maneira de fazer isso é agrupar todos os aplicativos de software em três tipos.
Software utilitário
Isso pode incluir utilitários de firewall e aplicativos antivírus, bem como outros utilitários como utilitários de compactação ou descompactação ou ferramentas de desfragmentação de disco ou qualquer outra coisa que um usuário final possa operar como um utilitário.
Software integrado
Software que faz mais de uma coisa ou inclui diferentes aplicativos agrupados. É aqui que pertence o seu pacote tradicional do Microsoft Office. Outro exemplo é um conjunto de aplicativos de banco de dados agrupados para fazer coisas diferentes nos ativos de dados.
Software de aplicação específico
Este seria um único aplicativo desenvolvido para um propósito definido que não é um utilitário. É aqui que você pode separar todos esses aplicativos independentes em diferentes categorias, como jogos, processadores de texto, mecanismos analíticos, feeds de notícias, etc.
Até mesmo as plataformas de mídia social passaram a se parecer com aplicativos, especialmente em nossos dispositivos de telefonia móvel, onde aplicativos individuais recebem o apelido de “aplicativos”.
Portanto, embora o termo “software aplicativo” possa ser usado de forma ampla, é um termo importante para descrever o surgimento de ambientes de computação sofisticados dos primeiros mainframes e modelos de Von Neumann.
Como devo pensar em software de aplicativo?
Quando você pensa em software aplicativo, pense em um determinado software que pode ser desenvolvido do zero para fazer uma ou várias coisas importantes.
Em seguida, pense naquele aplicativo concluído ou conjunto de aplicativos sendo portado para um ambiente de sistema operacional onde os usuários podem abrir o aplicativo, usar o aplicativo e fechá-lo novamente.
Essa construção tradicional permaneceu dominante mesmo enquanto passamos por vários cenários de hardware diferentes, de mainframes tradicionais para virtualização e sistemas em nuvem.
Falar sobre a evolução do software de aplicativo nativo em nuvem é uma boa maneira de ver o que provavelmente irá evoluir no ciclo de vida de desenvolvimento de software no futuro.