Definição – O que significa Teste Baseado em Risco (RBT)?
O teste baseado em risco (RBT) é essencialmente um teste executado para projetos dependendo dos riscos. As estratégias de teste com base em risco fazem uso de riscos para priorizar e destacar os testes certos no momento da execução do teste.
Considerando que pode não haver tempo suficiente para verificar todos os tipos de funcionalidade, o teste baseado em risco concentra-se principalmente em testar a funcionalidade que carrega o maior impacto e a possibilidade de falha.
Definirtec explica o teste baseado em risco (RBT)
A estratégia de teste baseada em risco organiza as tarefas de teste de forma que reduza o nível restante de risco do produto no momento da implantação do sistema.
O teste baseado em risco é feito em um projeto nos estágios iniciais. Isso ajuda a identificar os riscos do projeto que revelam a qualidade do projeto. Essas informações, por sua vez, conduzem ao teste do planejamento, especificações, preparações e execução.
O teste baseado em risco envolve contingência e mitigação. Também apresenta um processo de medição, que identifica o quão bem a organização está trabalhando na descoberta e erradicação de falhas em áreas cruciais. Além disso, também emprega análise de risco para identificar probabilidades proativas de evitar ou remover defeitos por meio de rotinas de não teste e para ajudar a organização a selecionar as atividades de teste necessárias para execução.
Os processos importantes envolvidos no teste baseado em risco são os seguintes:
- Identifique todos os requisitos em relação aos riscos associados ao projeto.
- Quando se trata de avaliar riscos, priorize as necessidades.
- Prepare e delineie os testes com base na priorização de requisitos.
- Execute o teste de acordo com a priorização e também com os critérios de aprovação.
Vantagens do teste baseado em risco:
- Qualidade aprimorada – Todas as funções vitais do aplicativo são testadas.
- Envolve compreensão clara e em tempo real dos riscos do projeto. Concentra-se principalmente nos riscos do projeto de negócios, e não na funcionalidade do sistema de informação.
- A associação dos riscos do produto com os requisitos reconhece lacunas.
- No decorrer do teste, o relatório de teste sempre ocorre em uma linguagem facilmente compreensível por todas as partes envolvidas.
- Sempre se concentra nas preocupações mais cruciais primeiro; os esforços não são mal utilizados em funções de baixo risco ou não críticas.
- A participação do cliente, relatórios eficazes e monitoramento do progresso melhoram a satisfação do cliente.