Definição – O que significa Linguagem Regular para XML de Próxima Geração (RELAX NG)?
Linguagem regular para XML de última geração (RELAX NG) é uma linguagem de esquema para eXtensible Markup Language (XML). RELAX NG é usado para validar documentos de instância XML. Foi criado por Makoto Murata e James Clark com o design baseado na Tree Regular Expression for XML de Clark (TREX) e Murata’s Regular Language description for XML (RELAX).
Uma das características do RELAX NG é que um único documento de esquema RELAX NG pode validar muitos documentos de instância XML. (Ou um único documento de instância XML pode ser validado por vários documentos de esquema RELAX NG.)
Outras características do RELAX NG incluem:
- é uma gramática baseada em padrões com base em uma base matemática sólida,
- tem sintaxe XML e sintaxe compacta,
- ele suporta tipos de dados de esquema XML,
- ele suporta tipos de dados Schema definidos pelo usuário,
- ele suporta namespaces XML,
- é altamente combinável,
- lida com elementos e atributos da mesma maneira.
RELEAX NG tem duas sintaxes diferentes, a sintaxe XML e a sintaxe compacta. As extensões de nome de arquivo do RELAX NG são “.rng” e “.rnc” para uma sintaxe regular e sintaxe compacta, respectivamente.
Definirtec explica a linguagem regular para XML de próxima geração (RELAX NG)
O acrônimo faz sentido quando você o vê escrito como: REgular LAnguage for XML Next Generation.
Os autores, Clark e Murata, criaram RELAX NG após Document Type Definition (DTD) e linguagens de esquema XML e abordaram vários problemas enfrentados com DTDs e linguagens de esquema XML.
A abordagem do RELAX NG para validação é baseada em padrões – ele usa composição de padrões e padrões nomeados para criar seções reutilizáveis em documentos de esquema.
RELAX NG não tem a hierarquia de tipo de esquemas XML e não suporta herança de tipo, mas suporta datatyping com tipos de dados fornecidos pelo esquema W3C XML, bem como tipos definidos pelo usuário.
Embora RELEAX NG seja a tecnologia de validação mais simples, o suporte não está tão amplamente disponível quando comparado ao esquema W3C XML.