Definição – O que significa Linguagem de Programação I (PL / I)?
A linguagem de programação I (PL / I) é uma linguagem de programação procedural e imperativa que foi projetada para engenharia, programação científica e de sistemas e aplicativos de negócios. Ele tem sido usado principalmente pelos setores acadêmico, industrial e comercial desde sua introdução na década de 1960 e ainda está em uso ativo em 2011.
PL / 1 suporta programação estruturada, recursão, listas vinculadas ou manipulação de estrutura de dados vinculada, ponto flutuante, ponto fixo e sequência de caracteres complexos e manipulação de sequência de bits. A sintaxe e as palavras usadas são muito parecidas com o inglês, e o idioma é adequado para definir formatos de dados complexos usando um amplo conjunto de funções.
Definirtec explica a linguagem de programação I (PL / I)
A linguagem de programação 1 nasceu porque a IBM queria projetar uma máquina que substituísse todas as arquiteturas IBM que vieram antes dela para se tornar a arquitetura de máquina comum para as comunidades de negócios e científicas. Isso se tornou o IBM System 360. Antes disso, os programadores tinham que usar linguagens diferentes para programar para cada hardware. Da mesma forma, a IBM queria uma única linguagem de programação comum que todos os usuários de qualquer área pudessem usar.
PL / 1 tinha as seguintes características de linguagem significativas:
- 100% de forma livre e não possui palavras-chave reservadas
- Define os tipos de dados independentemente do hardware
- Uma linguagem de programação orientada a blocos que consiste em blocos iniciais, pacotes e instruções. Este método de estruturação permite que os desenvolvedores produzam programas e aplicativos muito modulares.
- PL / I possui estruturas de controle. Estruturas como SELECT … WHEN … OTHERWISE permitirão operações lógicas, enquanto instruções DO permitirão que as instruções sejam executadas incondicionalmente pelo menos uma vez, infinitamente ou enquanto uma condição ainda for verdadeira ou falsa dependendo da necessidade.
- Suporta estruturas de dados como arrays, uniões, estruturas, arrays de uniões ou estruturas, uniões ou estruturas de arrays e qualquer combinação dos anteriores.
- Possui quatro classes de armazenamento: ESTÁTICO, BASE, AUTOMÁTICO e CONTROLADO.