Definição – o que significa o Native Command Queuing (NCQ)?
A fila de comandos nativos (NCQ) é uma tecnologia que permite que os discos rígidos SATA aceitem mais de um comando por vez, otimizando a ordem em que os comandos de leitura e gravação são executados. Isso aumenta o desempenho da unidade, limitando o número de movimentos da cabeça da unidade quando várias solicitações de leitura / gravação são enfileiradas.
Definirtec explica Native Command Queuing (NCQ)
NCQ substitui a fila de comandos marcados (TCQ), que é usada com ATA paralelo (PATA). A maneira como o TCQ interage com o sistema operacional (SO) sobrecarrega a CPU em troca de pouco ganho de desempenho.
Tanto no disco rígido quanto no adaptador de barramento SATA, o NCQ deve ser compatível e habilitado e o driver apropriado deve ser carregado no sistema operacional. Alguns sistemas operacionais incluem os drivers genéricos necessários (como Windows Vista e Windows 7), enquanto outros exigem que drivers específicos do fornecedor sejam carregados para habilitar o NCQ, como o Windows XP.
O NCQ também pode ser usado em unidades de estado sólido (SSDs), unidades que contêm dados em chips de memória não voláteis e não contêm peças móveis. Aqui, a latência (o atraso nos comandos de processamento) é encontrada no host, não na unidade. A unidade usa NCQ para garantir que haja comandos a serem processados enquanto o adaptador host está processando tarefas da CPU.