Definição – o que significa a injeção XPath?
A injeção XPath é uma técnica de ataque usada na exploração de aplicativos usados para construir consultas XPath com base nas entradas fornecidas pelo usuário. Ele pode ser usado diretamente por um aplicativo para consultar um documento XML, mesmo como parte de um processo maior, como a transformação XSLT em um documento XML. Em comparação com as injeções de SQL, as injeções de XPath são mais destrutivas, pois XPath não tem controle de acesso e fornece consultas de bancos de dados completos. A consulta completa de um banco de dados SQL é difícil, pois as meta-tabelas não podem ser consultadas usando consultas regulares.
Definirtec explica a injeção XPath
XPath, sendo uma linguagem padrão, tem sintaxe independente de implementação. Isso torna o ataque de natureza mais automatizada. Um ataque de injeção XPath funciona de maneira semelhante à injeção SQL, com o site fazendo uso de informações fornecidas pelo usuário para construir a consulta XPath para os dados XML. As informações malformadas são injetadas intencionalmente no site, permitindo que o invasor descubra o método no qual os dados XML estão estruturados para obter acesso aos dados que, de outra forma, permaneceriam não autorizados. Os invasores podem então elevar os privilégios que possuem no site, manipulando o processo de autenticação de dados XML. Em outras palavras, como a injeção de SQL, a técnica é especificar certos atributos e obter os padrões que podem ser combinados, o que permite ao invasor ignorar a autenticação ou acessar informações de maneira não autorizada. A maior diferença entre a injeção XPath e a injeção SQL é que a injeção XPath usa arquivos XML para armazenamento de dados, enquanto o SQL usa um banco de dados.
A injeção XPath pode ser evitada com a ajuda de técnicas de defesa, como higienizar as entradas do usuário ou tratar todas as entradas do usuário como não confiáveis e executar as técnicas de sanitização necessárias ou testar exaustivamente os aplicativos que fornecem ou usam as entradas do usuário.