Definição – o que significa consumerização de TI?
A consumerização de TI refere-se a uma tendência na qual os funcionários de uma empresa esperam poder usar dispositivos pessoais para se conectar a redes corporativas. A consumerização de TI cresceu a partir da integração cada vez maior dos consumidores com seus dispositivos móveis pessoais, como smartphones e tablets, que agora são usados como assistentes pessoais – e personalizados. Como resultado, muitos funcionários estão exigindo que seus empregadores permitam que eles usem os dispositivos que escolheram e se sintam confortáveis para usar. Essa mudança afeta os departamentos de TI corporativos, que definem muitas políticas, plataformas e medidas de segurança para garantir a segurança dos dados corporativos em um número maior de diferentes tipos de dispositivos.
Definirtec explica consumerização de TI
A consumerização da TI levou a um fenômeno chamado traga sua tecnologia (BYOT), ou traga seu próprio dispositivo (BYOD), no qual as empresas permitem que os funcionários acessem os sistemas corporativos usando seus próprios dispositivos pessoais. A consumerização de TI reflete uma mudança maior na filosofia corporativa, onde as empresas tradicionalmente mantinham controle total sobre seus funcionários em termos de políticas, benefícios e comportamento. Nos últimos anos, as empresas permitiram regimes de trabalho mais flexíveis e passaram a gestão dos planos de aposentadoria, por exemplo, aos funcionários. O BYOT também faz parte dessa mudança, pois os funcionários exigem e têm a capacidade de trabalhar com dispositivos de sua escolha.
Mas embora os funcionários geralmente ofereçam suporte ao BYOT, ele apresenta alguns desafios importantes para o departamento de TI de uma empresa, em termos de gerenciabilidade e segurança.