Definição – O que significa Playfair Cipher?
A cifra Playfair é um código escrito ou técnica de criptografia simétrica que foi a primeira cifra de substituição usada para a criptografia de dados. Introduzido em 1854, envolveu o uso de teclas que organizam as letras do alfabeto em padrões geométricos para codificar as mensagens.
A cifra Playfair também é conhecida como quadrado Playfair.
Definirtec explica Playfair Cipher
Criada por Sir Charles Wheatstone, a cifra Playfair leva o nome de Lord Playfair, que promoveu seu uso. Mais tarde, foi usado pelos britânicos e australianos durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.
O método essencial da cifra Playfair envolve a criação de tabelas principais que organizam as letras do alfabeto em uma grade quadrada. Com essas tabelas-chave, o usuário separa o texto de uma mensagem em bits de duas letras. Para codificar a mensagem, cada bit de duas letras é transposto para a tabela de chaves. Assim, para decodificar a mensagem, o receptor necessita da própria tabela de chaves.
Como um exemplo da cifra Playfair, comece com o seguinte texto da mensagem: OLÁ, MUNDO. Depois de dividir essa mensagem em bits de duas letras, o usuário começa com as letras HE e LL. Se a letra H estiver no canto superior esquerdo e a letra E estiver no canto inferior direito da tabela de chaves, o bit de duas letras codificado, que consiste nas letras no canto superior direito e no canto inferior esquerdo, é transposto em a mesa principal. Esta técnica de “espelho” permite a codificação de texto eficaz sem qualquer equipamento ou infraestrutura, exceto para texto impresso em papel.
Esses tipos de cifras constituíram a criptografia mais avançada para o período anterior ao surgimento da computação moderna. Por outro lado, as técnicas de criptografia mais avançadas da era digital envolvem algoritmos de computador, em vez desse tipo de criptografia manual trabalhosa.