Definição – O que significa Evil Twin?
Um gêmeo do mal, no contexto da segurança de rede, é um ponto de acesso sem fio (WAP) desonesto ou falso que aparece como um ponto de acesso genuíno oferecido por um provedor legítimo.
Em um ataque de gêmeo maléfico, um intruso ou hacker cria de forma fraudulenta esse ponto de acesso desonesto para coletar dados pessoais de usuários desavisados. Dados confidenciais podem ser roubados espionando uma conexão ou usando uma técnica de phishing.
Definirtec explica Evil Twin
Por exemplo, um hacker usando um exploit gêmeo do mal pode ser posicionado perto de um ponto de acesso Wi-Fi autêntico e descobrir o identificador de conjunto de serviço (SSID) e a frequência. O hacker pode então enviar um sinal de rádio usando exatamente a mesma frequência e SSID. Para os usuários finais, o gêmeo do mal desonesto aparece como seu ponto de acesso legítimo com o mesmo nome.
Em transmissões sem fio, gêmeos malvados não são um fenômeno novo. Historicamente, eles eram conhecidos como honeypots ou clones de estação base. Com o avanço da tecnologia sem fio e o uso de dispositivos sem fio em áreas públicas, é muito fácil para usuários novatos configurar façanhas de gêmeos malignos.
Para evitar pontos de acesso gêmeos maléficos, os pontos de acesso públicos devem ser usados apenas para navegação simples e operações bancárias ou compras devem ser evitadas. Para proteger os dados de negócios ao usar uma conexão sem fio, os usuários devem se conectar por meio de uma rede privada virtual (VPN) e praticar o uso de criptografia Wired Equivalent Privacy (WPA) ou Wired Equivalent Privacy (WEP).