Middle-endian

Definição – O que significa Middle-Endian?

O termo “middle-endian” em TI descreve uma configuração bastante incomum em hardware de computação, onde alguns minicomputadores ou outros dispositivos podem armazenar bytes de informações de uma maneira menos organizada e consistente do que o que é considerado o padrão da indústria. Em contraste, no design little-endian, a arquitetura de computação armazena os bytes mais significativos em endereços inferiores. Em uma abordagem big-endian, a arquitetura armazena os bytes mais significativos em endereços superiores. Uma abordagem middle-endian acontece quando os fabricantes usam “pedidos de bytes perversos” (nas palavras dos escritores do Jargon File) para codificar os bytes mais significativos no meio.

Definirtec explica Middle-Endian

O design middle-endian é bastante incomum. Um dos motivos é que o uso do design middle-endian provavelmente criará algo chamado de problema NUXI, em que os esforços de transferência de dados entre máquinas diferentes com ordens de bytes diferentes podem resultar em falha. Os profissionais de TI podem falar sobre hardware como big-endian, little-endian ou “bytessexual” – uma máquina “bytessexual” pode transmitir dados em qualquer formato. No entanto, as abordagens do middle-endian têm grande probabilidade de causar esses tipos de problemas.

Um exemplo de armazenamento de middle-endian em inglês simples está relacionado ao uso dos campos de mês, dia e ano ao representar datas. Onde o sistema europeu usa uma abordagem little-endian (dd / mm / aa) e os japoneses usam um sistema big-endian (aa / mm / dd), o sistema americano na verdade coloca o dia entre os meses do ano (mm / dd / aa) para uma abordagem de middle-endian. No entanto, a analogia da representação de data se quebra, porque embora possa ser confusa para os leitores que estão acostumados com um sistema específico, não há falha de transferência de dados literal, pois pode haver problemas de ordem de bytes.