Definição – O que significa Neurociência Computacional?
A neurociência computacional é a ciência que estuda a função cerebral com a modelagem da ciência da computação e observa toda a atividade do cérebro humano através das lentes da ciência da computação. Os cientistas envolvidos na neurociência computacional podem construir modelos para entender como funcionam os neurônios, axônios e dendritos. O campo da neurociência computacional combina aspectos da ciência da computação e engenharia elétrica com estudos tradicionais de biologia.
A neurociência computacional também é conhecida como neurociência teórica.
Definirtec explica Neurociência Computacional
Embora a neurociência computacional use modelos para observar a atividade cerebral, é diferente de alguns dos outros modelos que são mais úteis na inteligência artificial hoje. Uma explicação comum é que a neurociência computacional é diferente do conexionismo psicológico porque enfatiza a biologia dos neurônios e não apenas sua função. Outra maneira de dizer isso é que a neurociência computacional está focada em compreender mais plenamente a biologia do cérebro, e não principalmente na simulação da inteligência.
A neurociência computacional pode ser aplicada de várias maneiras. Pode ser aplicado para examinar as maneiras como o cérebro processa as informações, por exemplo, em análises avançadas da visão humana ou animal ou em outros sentidos, como o olfato. Pode ser aplicado a modelos de avaliação de habilidades motoras básicas ou desenvolvimento móvel. Pode ser aplicado a aspectos ativos ou involuntários do sistema nervoso central. A neurociência computacional busca entender o cérebro e como ele funciona por meio da aplicação direta de novas ciências de alta tecnologia.