Definição – o que significa codificação 8b / 10b?
A codificação 8b / 10b é um código de linha de telecomunicações em que cada byte de dados de oito bits é convertido em um caractere de transmissão de 10 bits. A codificação 8b / 10b foi inventada pela IBM e é usada na transmissão de dados em conexões de sistema corporativo, Ethernet gigabit e canal de fibra. Essa codificação oferece suporte à transmissão contínua com um número equilibrado de zeros e uns no fluxo de código. 8b / 10b também pode detectar erros de transmissão de bit único.
Definirtec explica a codificação 8b / 10b
O código 8b / 10b foi definido em 1983 no IBM Journal of Research and Development. Ele mapeia símbolos de 8 a 10 bits para atingir o equilíbrio DC. Este tipo de código também fornece mudanças de estado para uma recuperação razoável do relógio.
A codificação é realizada no hardware da camada de link e está oculta das camadas superiores da pilha de software. Oito bits de dados são transmitidos como entidades de 10 bits chamadas símbolos ou caracteres. Os bits inferiores de dados são codificados em um grupo de 6 bits e os três bits superiores são codificados em grupos de 4 bits. Os bits de código são combinados para formar um símbolo de 10 bits transmitido na conexão.
A codificação reduz o número de retransmissões, pois a combinação do esquema de codificação com a soma de verificação permite a reconstrução dos dados. Este algoritmo adiciona uma sobrecarga para cada caractere em até 25%. Como as interfaces seriais, como canais de fibra, não têm relógios para identificar a validade dos bits, as informações do relógio são codificadas nos fluxos de dados.
O processo de codificação fornece caracteres de 10 bits em conformidade com as regras de codificação. Eles não são usados para representar caracteres de dados, mas como caracteres especiais que ajudam a identificar funções de gerenciamento ou controle. Como um todo, eles reconhecem estruturas de notação conforme são vistas nas mensagens de erro. Durante a transmissão do caractere, dois bits adicionais chamados de disparidades em execução unem-se ao fluxo junto com outros bits, que são variáveis que garantem que o número de bits “1” transmitidos seja quase igual ao número de bits “0” transmitidos.