Definição – O que significa Microcélula de combustível (MFC)?
Uma microcélula de combustível (MFC) é uma fonte de energia que usa hidrogênio oxidado para converter energia química em energia elétrica utilizável. Os MFCs alimentam pequenos dispositivos eletrônicos, como laptops, câmeras e rádios portáteis.
MFCs são versões em escala reduzida das células de combustível de hidrogênio usadas em veículos. Ao contrário de uma bateria de célula voltaica, que usa um eletrólito e vários metais e pode levar horas para recarregar, os MFCs são autoconsumíveis e podem ser recarregados conforme necessário.
Definirtec explica Micro Fuel Cell (MFC)
Uma microcélula de combustível converte a energia química de um combustível, como hidrogênio ou metanol, em energia elétrica. Ao contrário das baterias que precisam ser recarregadas, as células a combustível produzem eletricidade continuamente, desde que haja um fornecimento constante de combustível. O termo MFC geralmente descreve pequenos sistemas de células de combustível que fornecem menos de 50 watts de potência.
Cada MFC possui uma membrana delimitada em cada lado por água, que serve como um catalisador e agente para induzir uma reação química. Como uma célula de combustível está sempre descarregando e se autoconsumo, o eletrodo negativo (ânodo) produz prótons, elétrons e dióxido de carbono. Durante a descarga, os elétrons dentro do MFC se movem em direção ao eletrodo positivo (cátodo) e, em seguida, movem-se através dos fios externos de volta ao ânodo. Então, os elétrons e prótons se encontram novamente, reagindo com o oxigênio e produzindo calor e vapor de água, que são emitidos para o ar. Os elétrons que se deslocam do cátodo em direção ao ânodo fornecem a energia para os sistemas elétricos de dispositivos como laptops, smartphones e assistentes pessoais digitais (PDAs). O ânodo também produz dióxido de carbono, que é emitido para o ar.
O custo dos MFCs deve diminuir nos próximos anos, conforme a tecnologia se desenvolve e o mercado mundial de dispositivos MFC se expande.