Definição – o que significa infraestrutura de armazenamento?
A infraestrutura de armazenamento em TI se refere ao conjunto geral de componentes de hardware e software necessários para facilitar o armazenamento de um sistema. Isso é frequentemente aplicado à computação em nuvem, onde a infraestrutura de armazenamento em nuvem é composta de elementos de hardware como servidores, bem como elementos de software como sistemas operacionais e aplicativos de entrega proprietários.
Definirtec explica a infraestrutura de armazenamento
A infraestrutura de armazenamento em nuvem e outros tipos de infraestrutura de armazenamento podem variar um pouco, em parte devido às tecnologias de armazenamento novas e emergentes. Por exemplo, com a virtualização de armazenamento, a infraestrutura é alterada para se tornar mais orientada por software do que por hardware. Em um ambiente de virtualização de armazenamento típico, um conjunto de discos rígidos físicos é substituído por um conjunto de “unidades lógicas” ou “unidades virtuais” que são particionadas e operadas por software. Os engenheiros usam diferentes tipos de estratégias, como um design de matriz redundante de discos independentes (RAID) para criar sistemas de armazenamento mais versáteis que usam hardware de maneiras mais sofisticadas.
Analisar a infraestrutura de armazenamento em nuvem também ajuda a explicar o valor e a filosofia da computação em nuvem. A infraestrutura é normalmente composta de hardware de rede final, onde os dados do locatário são eventualmente armazenados, bem como sistemas virtuais que ajudam a enviar dados e arquivos de um cliente para uma rede de fornecedor e vice-versa, durante a recuperação de dados. Em geral, a computação em nuvem permite que os fornecedores entreguem serviços de produtos pela Internet global, tornando a infraestrutura de armazenamento uma espécie de design híbrido entre o hardware localizado no local nos escritórios do fornecedor e o software proprietário que lida com todos os diferentes tipos de transferência de dados.