Definição – O que significa Litografia Ultravioleta Extrema (EUVL)?
A litografia ultravioleta extrema (EUVL) é uma técnica de litografia avançada e altamente precisa que permite a fabricação de microchips com recursos pequenos o suficiente para suportar velocidades de clock de 10 Ghz.
EUVL faz uso de gás xenônio supercarregado, que emite luz ultravioleta e usa micro-espelhos muito precisos para focar a luz no wafer de silício para produzir larguras de feições ainda mais finas.
Definirtec explica litografia ultravioleta extrema (EUVL)
Em contraste, a tecnologia EUVL usa uma fonte de luz ultravioleta e lentes para focar a luz. Isso não é tão preciso devido à limitação das lentes.
O processo EUVL é o seguinte:
- Um laser é direcionado ao gás xenônio, que o aquece para criar plasma.
- O plasma irradia luz a 13 nanômetros.
- A luz é reunida em um condensador e então direcionada para uma máscara que contém o layout da placa de circuito. A máscara é na verdade apenas uma representação padrão de uma única camada do chip. Isso é criado aplicando um absorvedor a algumas partes do espelho, mas não a outras partes, criando o padrão do circuito.
- O padrão de máscara é refletido em uma série de quatro a seis espelhos, que ficam progressivamente menores a fim de diminuir o tamanho da imagem antes de ser focada no wafer de silício. O espelho curva a luz levemente para formar a imagem, da mesma forma que o conjunto de lentes de uma câmera funciona para dobrar a luz e colocar uma imagem no filme.