Definição – o que significa modelo de rede?
Um modelo de rede é um modelo de banco de dados projetado como uma abordagem flexível para representar objetos e seus relacionamentos. Um recurso exclusivo do modelo de rede é seu esquema, que é visto como um gráfico onde os tipos de relacionamento são arcos e os tipos de objetos são nós.
Ao contrário de outros modelos de banco de dados, o esquema do modelo de rede não se limita a ser uma rede ou hierarquia; a árvore hierárquica é substituída por um gráfico, que permite conexões mais básicas com os nós.
Definirtec explica o modelo de rede
Charles Bachman foi o inventor original do modelo de rede. Em 1969, o Consórcio da Conferência sobre Linguagens de Sistemas de Dados (CODASYL) desenvolveu o modelo de rede em uma especificação padrão. Uma segunda publicação foi lançada em 1971, que mais tarde se tornou a base para praticamente todas as implementações. Ele foi amplamente suplantado pelo Modelo Relacional posteriormente por causa de sua interface mais declarativa de nível superior.
A principal vantagem do modelo de rede é a capacidade de resolver a falta de flexibilidade do modelo hierárquico, do qual se supõe que seja uma evolução direta. No modelo de rede, cada filho (chamado de “membro”) pode ter mais de um pai (chamado de “proprietário”) para gerar relacionamentos muitos para muitos mais complexos.
Os benefícios do modelo de rede incluem:
-
Conceito Simples: Semelhante ao modelo hierárquico, este modelo é simples e a implementação é fácil.
-
Capacidade de gerenciar mais tipos de relacionamento: O modelo de rede tem a capacidade de gerenciar relacionamentos um-para-um (1:1), bem como muitos-para-muitos (N:N).
-
Acesso fácil aos dados: O acesso aos dados é mais simples quando comparado ao modelo hierárquico.
-
Integridade de dados: Em um modelo de rede, sempre há uma conexão entre os segmentos pai e filho porque depende do relacionamento pai-filho.
-
Independência de dados: A independência de dados é melhor em modelos de rede em oposição aos modelos hierárquicos.
As desvantagens do modelo de rede incluem:
-
Complexidade do sistema: Todo e qualquer registro deve ser mantido com a ajuda de ponteiros, o que torna a estrutura do banco de dados mais complexa.
-
Falhas funcionais: Como um grande número de ponteiros é essencial, a inserção, as atualizações e a exclusão se tornam mais complexas.
-
Falta de independência estrutural: Uma mudança na estrutura exige também uma mudança na aplicação, o que leva à falta de independência estrutural.
-
Flexibilidade incompleta: Embora seja mais flexível que o modelo hierárquico, o modelo de rede ainda não pode satisfazer todas as relações atribuindo outro proprietário.
Esta definição foi escrita no contexto de bancos de dados