Definição – O que significa End Effector?
Na robótica, os efetores finais são as partes robóticas finais que se prendem aos braços ou apêndices robóticos. Os efetores finais são instrumentais no projeto e na engenharia do robô, porque muito do que os robôs fazem envolve a manipulação de objetos ou outras tarefas importantes para as quais o robô precisa de alguma forma de mão, preensão ou dispositivo de preensão na extremidade de um membro.
Definirtec explica End Effector
Os efetores finais vêm em muitas formas diferentes. Algumas empresas de robótica se concentram em efetores finais bastante convencionais, como garras de dois dedos ou garras de três dedos que podem segurar e / ou carregar peças pequenas. Outros desenvolveram diferentes tipos de efetores finais para tarefas como usinagem e soldagem, com itens como grampos e conjuntos de suporte feitos para uso pesado em campos industriais.
Os efetores finais são parte integrante do que os robôs individuais fazem. Em muitos casos, os usuários humanos devem trocar essas peças para permitir que os robôs executem tarefas diferentes. Em alguns casos, parte desse processo é automatizado. Os efetores finais continuarão a ser uma parte importante da robótica física à medida que os robôs se tornam mais qualificados em vários campos de fabricação e desenvolvimento de produtos.