Definição – O que significa Digital Theater Sound (DTS)?
Digital Theater Sound (DTS) é uma tecnologia de áudio digital desenvolvida pela DTS, Inc, que se concentra em formatos de som surround digital para aplicações comerciais e de consumo, bem como para fins teatrais. Comparado ao padrão Dolby Digital, o DTS usa quatro vezes menos compactação e digitaliza sons de áudio em 20 bits em vez de 16 bits. Isso torna o áudio baseado em DTS mais rico em som e mais detalhado do que os baseados em Dolby Digital.
Definirtec explica Digital Theatre Sound (DTS)
Semelhante ao AC-3, o DTS também tem canais surround estéreo, que são mono, estéreo de dois canais, estéreo de três canais, estéreo de dois canais com surround mono, estéreo de três canais com surround mono, quadrafônico de quatro canais e cinco surround do canal. O som de teatro digital tem diferentes variantes, como DTS 70 mm, DTS-ES, DTS Neo 6, DTS Neo X, DTS 96/24, DTS Connect, DTS-HD Master Audio, etc. No caso da trilha sonora DTS, o áudio é gravado em uma alta taxa de bits, mas não é armazenada diretamente na tira de filme. Em vez disso, ele é armazenado em um formato compactado em CD-ROM. A trilha também possui um código de tempo modificado, que auxilia na sincronização da imagem com a trilha sonora de áudio.
Existem alguns benefícios distintos no uso de sistemas baseados em DTS. As trilhas sonoras são mais ricas em som, o que torna o DTS um favorito para aplicativos de filmes, música e teatro. Também é uma excelente opção para som surround, já que as faixas baseadas em DTS são mais detalhadas do que as baseadas em Dolby Digital. A tecnologia também tem uma relação sinal-ruído melhorada e uma faixa dinâmica.
Algumas desvantagens de usar essa tecnologia incluem o software limitado disponível que pode lidar com esse formato e os disponíveis são muito caros do que outros formatos de áudio e seus softwares. Na maioria dos casos, é possível reproduzir mídia codificada em DTS usando um decodificador DTS certificado.