Definição – O que significa Flat Database?
Um banco de dados plano é um sistema de banco de dados simples no qual cada banco de dados é representado como uma única tabela na qual todos os registros são armazenados como linhas únicas de dados, que são separados por delimitadores, como tabulações ou vírgulas. A tabela geralmente é armazenada e fisicamente representada como um arquivo de texto simples.
Devido às limitações dos bancos de dados simples, eles não são inadequados para a maioria dos aplicativos de software em que é necessário representar e armazenar relacionamentos de negócios complexos. No entanto, alguns desenvolvedores de aplicativos ainda usam arquivos simples para reduzir o custo e a complexidade da integração de um banco de dados relacional.
Os bancos de dados simples às vezes também são chamados de bancos de dados de arquivo simples.
Definirtec explica o Flat Database
Ao contrário dos bancos de dados relacionais, os bancos de dados simples não podem representar relacionamentos complexos entre entidades. Eles também não têm como impor restrições entre os dados. Por exemplo, em um aplicativo usado por um banco comercial, é uma boa ideia garantir que, no momento da criação, uma nova conta esteja vinculada a um cliente existente. Em um banco de dados relacional, isso é facilmente aplicado usando o conceito de chaves estrangeiras para garantir que os IDs do cliente sejam preenchidos durante a criação de uma conta e também que esses IDs do cliente já existam em outra tabela. Isso não é possível com bancos de dados simples, o que significa que essa restrição deve ser aplicada por outros meios, como por meio da lógica do código do aplicativo.
Outra limitação dos bancos de dados planos em relação aos bancos de dados relacionais é a falta de recursos de consulta e indexação do primeiro. As consultas SQL não podem ser gravadas em bancos de dados simples porque os dados não são relacionais e os índices não podem ser criados porque os dados estão todos agrupados em uma tabela. Os dados em um banco de dados simples normalmente só podem ser lidos e úteis para o aplicativo de software associado ao banco de dados.
Bancos de dados planos são, ou deveriam ser criados apenas para bancos de dados pequenos e simples que nunca crescerão o suficiente para que as limitações descritas acima se tornem realmente um problema. Alguns exemplos da vida real de bancos de dados planos são listas de contatos em um telefone celular e o armazenamento de uma lista de pontuações altas em um videogame simples. Nesses casos, haveria pouco sentido e nenhuma despesa justificável em integrar um mecanismo de banco de dados relacional complexo à plataforma de computação, porque um banco de dados simples e plano funcionará bem.