Definição – O que significa Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda Grosso (CWDM)?
A multiplexação por divisão de comprimento de onda (CWDM), uma variante da multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM), é uma técnica de transmissão óptica usada para distâncias mais curtas em comparação com o WDM denso (DWDM).
O CWDM transmite poucos canais e usa um espaçamento maior entre os canais para distâncias de até 60 km. O espaçamento mais amplo do CWDM de até 20 nm, quando comparado com o DWDM de 1.6 nm, pode tolerar flutuações de temperatura muito mais altas.
Em 2004, o IEEE padronizou o CWDM para Ethernet de 10 Gb.
CWDM também é conhecido como WDM amplo.
Definirtec explica Coarse Wavelength Division Multiplexing (CWDM)
A multiplexação por divisão de comprimento de onda grosso (CWDM) é altamente econômica quando comparada com DWDM, pois não há necessidade de estabilizar o laser nem de modulador externo. Ao ajustar a corrente de acionamento, o laser pode ser modulado diretamente. CWDM funciona entre 1265 e 1625 nm em comparação com a faixa mais estreita do DWDM de 1530 a 1620 nm.
Embora o DWDM governe o setor de rede de longa distância, o CWDM está pronto para ajudar as operadoras a tirar o máximo proveito de sua capacidade de rede nos setores de rede regional, metropolitana e de acesso. Quando comparado ao DWDM, o CWDM oferece suporte a menos comprimentos de onda; no entanto, é oferecido por uma fração do custo do DWDM. Isso torna o CWDM perfeito para as áreas com projeções de crescimento de tráfego médio.
Destaques do CWDM:
- Até 16 comprimentos de onda CWDM em um único par de fibra
- O espaçamento do canal CWDM é de 20 nm
- Distâncias de até 120 km
- Escalável por híbrido CWDM / DWDM
- Uma solução WDM altamente econômica
Aplicativos CWDM:
- Alívio de exaustão de fibra
- Em conexões LAN e SAN
- Implementações econômicas de WDM em redes metropolitanas
- Escritório principal para interconexão nas instalações do cliente