Definição – o que significa prevenção de colisão?
Técnicas de prevenção de colisão são usadas em telecomunicações e redes de computadores para evitar contenção de recursos. Essas técnicas tentam eliminar situações em que vários nós acessam o mesmo recurso. Isso garante que qualquer nó em uma rede possa transmitir um sinal sem colidir com outro tráfego na rede.
Definirtec explica como evitar colisões
Alguns dos métodos de prevenção de colisão mais comumente usados incluem:
- Esquemas de detecção de portadora
- Agendamento prévio de intervalos de tempo
- Tempos de acesso randomizados
- Recuar exponencial após detecção de colisão
A prevenção de colisões em redes aparece principalmente em redes com acesso múltiplo com detecção de portadora (CSMA). Isso se baseia no princípio de que os nós que desejam transmitir dados precisam ouvir o canal por algum tempo para determinar se outros nós também estão transmitindo no canal sem fio. Um nó pode iniciar a transmissão apenas se um canal parece estar ocioso, caso contrário, as transmissões são adiadas. A prevenção de colisões melhora o desempenho do CSMA, impedindo que vários nós transmitam ao mesmo tempo. A probabilidade de colisão é reduzida usando o tempo de recuo exponencial binário truncado aleatório.
A prevenção de colisão divide os canais sem fio igualmente entre os nós de transmissão dentro do domínio de colisão. Ele é complementado pela troca de solicitações de envio de um pacote. Os nós em remetentes e receptores são alertados para não transmitir durante as transmissões principais.
Um esquema de prevenção popular tem um handshake de quatro vias iniciado pelo remetente, em que a transmissão de um pacote de dados e a confirmação de seu recebimento são precedidas por uma solicitação para enviar e uma liberação para enviar. Os nós que ouvem esses pacotes adiam seu acesso ao canal para evitar colisões.