Definição – o que Pascal significa?
Pascal é uma linguagem de programação procedural que suporta programação estruturada e estruturas de dados para encorajar boas práticas de programação. Pascal foi originalmente desenvolvido em 1970 por Niklaus Wirth e tem o nome do famoso matemático francês Blaise Pascal.
Embora Pascal seja uma linguagem de programação confiável e eficiente, é usado principalmente para ensinar técnicas de programação. Na verdade, é a primeira linguagem que muitos programadores aprendem. Existem versões comerciais de Pascal que são usadas, mas em geral, a maioria dos desenvolvedores prefere Java, C #, C, C ++, etc.
Definirtec explica Pascal
Pascal usa estruturas de controle com palavras reservadas que incluem if, then, else, while, etc. Ele também suporta estruturas de dados e abstrações como registros, ponteiros, definições de tipo, conjuntos e enumeração. Semelhante a qualquer outra linguagem de programação orientada a objetos, Pascal também possui estruturas de programa especiais e instruções de controle. Eles começam com a palavra-chave “programa” seguida pelo bloco principal que contém as instruções de início e fim. Os tipos de dados permitem uma gama de valores que uma variável pode conter e são capazes de armazenar e definir um conjunto de operações que podem ser executadas no tipo de dados. Os tipos de dados predefinidos suportados pelo Pascal são integer, real, char e Boolean. Pascal tem certos tipos únicos como o tipo de conjunto, e tipos definidos pelo usuário são definidos a partir de outros tipos usando a declaração de tipo.