Definição – o que significa o prompt de comando do Windows?
O Prompt de Comando do Windows é um programa interpretador de linha de comando incluído em várias versões do sistema operacional Windows, começando com o Windows NT. É semelhante ao Sistema Operacional de Disco (DOS) baseado em console que era usado antes do Windows ser introduzido como uma interface gráfica do usuário. O Prompt de Comando pode ser usado para navegar por diretórios e executar programas e arquivos em lote com a ajuda de comandos específicos.
O Prompt de Comando do Windows também é conhecido como cmd.exe, janela do console e prompt do CMD.
Definirtec explica o prompt de comando do Windows
O Prompt de Comando do Windows é um aplicativo interpretador de linha de comando encontrado na maioria das versões do Windows. Ele pode ser usado para executar arquivos em lote, executar diagnósticos, executar funções administrativas avançadas, solucionar problemas e resolver certos problemas. O nome do arquivo do Prompt de Comando é cmd.exe.
O Prompt de comando usa uma interface de linha de comando onde o usuário insere comandos específicos para realizar operações, e a interface é implementada usando o console Win32. O Prompt de Comando sempre é aberto com o diretório atual, que geralmente é o diretório do usuário, como em C: Usuários Windows>.
Existem mais de 100 comandos que podem ser usados com o Prompt de Comando e o número exato difere de uma versão do Windows para outra. Os comandos usados no Prompt de Comando não diferenciam maiúsculas de minúsculas, mas devem ser inseridos corretamente. As teclas de seta podem ser usadas para rolar pelo histórico de comandos. Certas estruturas de controle também podem ser usadas em certos comandos. Alguns dos comandos comuns incluem help, exit, cd, dir, copy e move.