Osciloscópio

Definição – O que significa Osciloscópio?

Um osciloscópio é um equipamento usado para medir sinais eletrônicos e é encontrado em muitos laboratórios científicos. É usado para observar tensões de sinais variáveis ​​em uma grade bidimensional que representa o tempo. Quando conectado a uma fonte de alimentação por meio de uma ponta de prova, o osciloscópio exibe imediatamente a forma de onda em tempo real correspondente. Embora sejam usados ​​principalmente nas áreas científica e de engenharia, eles também são usados ​​em outras áreas, como telecomunicações e medicina.

Definirtec explica Osciloscópio

Existem diferentes tipos de osciloscópios, ou seja, osciloscópios digitais e analógicos, e suas variações, como:

  • Osciloscópios de amostragem analógica
  • Osciloscópios portáteis
  • Osciloscópios baseados em computador
  • Osciloscópios de sinais mistos

A diferença em parâmetros como taxas de amostragem, profundidade de memória, número de canais, requisitos de ponta de prova, largura de banda e capacidade de análise determinam qual osciloscópio é mais adequado para um determinado ambiente. Os osciloscópios têm três componentes principais: um canhão de elétrons, placas defletoras horizontais e verticais e uma tela de fósforo. Um fluxo constante de elétrons é fornecido pelo canhão de elétrons, que se move em uma direção constante. Os elétrons passam pelas placas defletoras horizontais e verticais e o campo elétrico resultante desvia os elétrons para se moverem vertical ou horizontalmente. O feixe de elétrons assim produzido atinge a tela de fósforo e produz uma exibição no monitor do osciloscópio.

Os osciloscópios podem medir a frequência e amplitude de um sinal, bem como exibir a forma do sinal formado. Ele também fornece todas as informações qualitativas e quantitativas sobre intervalo de tempo, tempo de subida e distorção do sinal formado. A análise em tempo real que pode ser fornecida é útil principalmente para diagnósticos. Sinais elétricos como áudio podem ser convertidos em voltagens e observados em um osciloscópio. O ajuste é possível com botões e controles encontrados no painel frontal.

No entanto, como são projetados principalmente para observação de formas de onda, os osciloscópios são menos precisos do que outros dispositivos de teste para medir tensões de corrente contínua. Comparados a outros dispositivos de medição eletrônicos e elétricos, os osciloscópios são caros e sofisticados. As necessidades de manutenção e reparo podem ser maiores para osciloscópios, e aprender a operá-los pode ser mais difícil do que outros equipamentos semelhantes.